Não fomos formados por acidente, Deus já nos havia planejado antes mesmo do nosso nascimento e mesmo se sua/nossa concepção foi inesperada e não planejada por seus/nossos pais, para Deus isso não aconteceu. Foi Ele quem determinou cada característica, e eu particularmente por ser bióloga, sei que muitas delas, as físicas-naturais são determinadas por nossos genes, mas também reconheço que todo o comportamento “aleatório” de proteínas, bases nitrogenadas, RNAs mensageiros, splicings, expressões, correções ao acaso, não são tão “ao acaso” e que o desenhador também tem o total controle do funcionamento de tudo, cor dos olhos, altura, cabelo... Ele sabia a carga genética de seus pais ao aproximá-los e sabia o que resultaria dessa união, como dizemos em genética, Ele sabia exatamente a probabilidade e qual o resultado da prole.
Além de também determinar nossos dons, talentos, personalidade, Ele conhece nossa historia, nossas decisões e toda a influencia externa pelas quais somos submetidos – epigenética – e que determinam quem somos e como somos. Ele sabia exatamente em que momento da historia da humanidade nasceríamos e o tempo de vida que teremos.
A palavra de Deus nos Salmos 139:15 e 16 descreve isso: “ Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entrelaçado como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir ”.
Também determinou e sabe, porque planejou, o lugar onde nasceríamos, nossa nacionalidade, nossa cultura, os círculos por onde nos moveríamos. “De um só fez ele todos os povos, para que povoassem toda a terra, tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam habitar. - Atos 17:26”. Gente que forte! Além de saber tudo a nosso respeito, também estabeleceu o lugar exato onde iriamos nascer. Ou seja, nada foi acidentalmente, tudo está sob Seu controle.
Mas qual o motivo para Deus ter-nos criado?
“ Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo... - Efésios 1:4” “ Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo... - Efésios 1:5”.
Nos escolheu Nele e em amor nos adotou por meio de Jesus Cristo. Deus é amor e nos criou para sermos alvos desse amor. Em síntese: Nos criou pra nos amar. Uau! Que fantástico! E assim como o amor é uma decisão, Ele decidiu nos criar: “Por sua decisão ele nos gerou pela palavra da verdade, para que sejamos como que os primeiros frutos de tudo o que ele criou. – Tiago 1:18”. E para isso, teve que criar as condições para a nossa existência e sobrevivência, e utilizando o que denominamos leis físicas, químicas e biológicas, criou todo o Universo e as condições em nosso planeta, para só então, criar-nos. Em um de seus livros o médico e cientista em biologia molecular Dr. Michael Denton da Universidade de Otago, Nova Zelândia conclui: “Todas as evidencias disponíveis nas ciências biológicas sustentam a teoria básica... de que o Universo foi especialmente criado em sua totalidade tendo em vista a humanidade como principal objetivo e proposito; um todo no qual todas as partes da realidade têm seus significado e explicação nesse fato fundamental” .
Inclusive a teoria química, que é a teoria aceita pela comunidade cientifica de como eram as condições do planeta em formação, descreve a inospitalidade do planeta. Cito essa informação não para que tenhamos como verdade, pois a nossa verdade é o que descreve a palavra, mas para que percebamos que até o estudo secular admite que para a existência da vida no planeta primitivo, teve que haver uma mudança radical em suas condições, uma preparação.
Em Isaías 45:18 a e b está escrito: “ Pois assim diz o Senhor, que criou os céus, ele é Deus; que moldou a terra e a fez, ele a fundou; ele não a criou para estar vazia, mas a formou para ser habitada. ”
Quando nos deparamos com todo esse trabalho pensamos (eu penso) Puff! Quanto trabalho teve Deus! Eu em minha total limitação de tudo pensaria como o Jaiminho do Chaves: “Querendo evitar a fadiga...” Mas é justamente por meu conhecimento de TUDO ser limitado, e meu amor também. Mas Deus? Ah Deus! Se não fosse o teu amor! E foi justamente por esse amor que Ele além de nos planejar individualmente e conhecer em nós e de nós cada detalhe, criou toda essa beleza do Universo e seu funcionamento. Isso não te dá certo constrangimento? Pois a mim sim, certo não, me sinto completamente constrangida com tanto amor. E o mínimo que me cabe é o pensamento e inquietação em meu coração em querer saber: Deus o que queres de mim? Quais os planos e o propósito que tens para minha vida?
A bíblia diz: Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. (1 João 4:8). Como citei anteriormente existem tantas limitações em nosso entendimento, a mim por exemplo é difícil separar o fato de ‘ser amor’, do de ‘ter amor’. Nós ‘temos amor’ por nossos cônjuges, pais, filhos, agora ‘ser amor’, é um característica própria de Dele. É a essência do caráter do Pai. Ele é o perfeito amor e nos criou para dedicar-nos esse amor.
Em Isaías 46:3-4 diz: “Escute-me, ó casa de Jacó, todos vocês que restam da nação de Israel, vocês a quem tenho sustentado desde que foram concebidos, e que tenho carregado desde o seu nascimento. Mesmo na sua velhice, quando tiverem cabelos brancos, sou eu aquele, aquele que os susterá. Eu os fiz e eu os levarei; eu os susterei e eu os salvarei.”, ou seja, por seu amor nos criou, em cada um dos nossos detalhes, criou todo o Universo e planeta para que tivéssemos onde viver e ainda nos cuida e nos mantem desde o nosso nascimento até a nossa partida, sabendo exatamente todos os nossos dias, situações e tudo a nosso respeito.
Rick ainda dá uma suposição de que se não houvesse Deus...
Se não houvesse Deus que sentido teria tudo, o Universo, a existência da vida, e o propósito dela? Confesso que minha profissão cada dia mais me aproxima Dele e já não consigo dissociar as descobertas cientificas, de Deus, pelo contrario, vejo a confirmação de sua existência em tudo. E outra vez citando Dr. Michael Denton: “ Inegavelmente vemos uma universalidade de perfeição, o fato que em qualquer lugar que olharmos, a profundidade que olharmos, encontramos elegância e engenho de uma qualidade absurdamente transcendente, mitigando a ideia de que tudo tenha sido criado ao azar ”.
Mas e quanto ao nosso propósito? Como descobri-lo? Tomando Deus como ponto de referencia de nossa vida. Romanos 12:3 diz “Pois pela graça que me foi dada digo a todos vocês: ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, pelo contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu”. Devemos buscar em Deus nossas respostas de quem realmente somos e seu propósito para as nossas vidas, analisando tudo o que Ele fez e faz por nós, tendo a certeza de que não fomos ou somos um acidente, um erro ou que não temos nenhum valor, pois por tudo que foi descrito nesse texto e muito mais, que desconhecemos ou está fora do nosso entendimento, podemos ver uma fraçãozinha da nossa importância para Ele e seu amor conosco.
“É em Cristo que descobrimos quem somos e o propósito de nossa vida. Muito antes de termos ouvido falar Dele, Ele já tinha seus olhos em nós; já havia planejado para nós uma vida gloriosa, parte do projeto global que Ele está elaborando para tudo e para todos.” Efésios 1:11
E transcrevendo o lindo poema de Russell Kelfer:
“Você é quem é por uma razão,
Você faz parte de um plano complexo.
Você é uma criação original, preciosa e perfeita,
denominada como notável homem ou mulher de Deus.
Você tem essa aparência por uma razão,
nosso Deus não cometeu nenhum erro.
Ele te teceu no útero,
você é exatamente o que Ele quis fazer.
Os pais que você tem foram escolhidos por Ele,
e – a despeito dos seus sentimentos –
eles foram feitos sob medida para os
planos que Deus tem em mente
e estão aprovados pelo Senhor.
Não, aquele trauma que você enfrentou não foi fácil,
E Deus chorou por aquilo que te machucou tanto…
mas foi permitido para moldar seu coração,
para que você crescesse à Sua imagem.
Você é quem é por uma razão.
Você está sendo moldado(a) a cada dia…
Você é quem é, amado(a), porque há um Deus!”
... que é amor, e essa é a razão.
Para adquirir el libro "Una Vida con Propósito" en castellano click en: https://amzn.to/37QtNDJ