Tudo começa com Deus...
“Pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos sejam soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele.” Colossenses 1:16
Minha devocional e comentário sobre o Capítulo 1 do livro "Uma Vida com Propósito" de Rick Warren. Os outro capítulos estão na parte de publicações do Blog.
Gostei muito desse livro e resolvi publicar minhas devocionais. Na realidade minha intenção é de quando em vez fazer isso com outros livros de que gosto também.
Espero que a leitura seja boa, leve e prática, e que o Senhor as abençoe...
Desculpe mas nesse momento vou desconstruir alguns achismos que inclusive eu mesma acreditava ser o caminho certo...
O propósito...
Aquilo que faz nosso coração bater, nos inspira, motiva, anima... Aquilo que poderíamos fazer toda a vida sem cobrar um real sequer... Porque o simples fato de fazê-lo já nos deixa satisfeitos e felizes...
Você identifica todas essas sensações e aspirações? Consegue vislumbrar sonhos realizados? Todo um pack relacionado ao propósito de sua vida?
Pois quero te dizer que muito além de tudo isso, muito além da realização pessoal, da paz de espírito, do autoconhecimento, da felicidade. Muito maior que a família, a carreira, os sonhos e as ambições... Muito, muito além, está o que o Senhor pensa a teu respeito e o motivo pelo qual você foi criado.
Mas como saber o “Para quê?”.
Tudo começa em Deus, em realidade, começa, termina, é o meio...
As pessoas há muito tem buscado respostas a essa pergunta, contudo seu ponto de partida, a maioria das vezes, é equivocado. Voltamo-nos a nós mesmos buscando saciar o ego: O que eu quero ser? Quais os meus sonhos? Quais as minhas metas? Quais as minhas ambições? O que espero para o meu futuro? E para que tudo isso? Para, apenas, a satisfação pessoal e egocêntrica. Entretanto centrar tudo em nosso umbigo jamais desvendará o verdadeiro propósito de nossa vida. Deus fala através da bíblia em Jó 12:10 que “Na sua mão está a alma de tudo quanto vive, e o espírito de toda a carne humana.” Que pretensão é acreditar que nos bastamos por nós mesmos, que comandamos nossa vida e que Deus está ou vive apartado de nós, nosso conhecimento e intimidade...
Você não descobrirá o sentido da vida olhando para dentro de você, como a moderna sociedade tem disseminado fomentando o egocentrismo, acredito sim que precisamos nos conhecer e reconhecer-nos como filhos do Deus altíssimo, mas, sobretudo reconhecer nossa debilidade humana e dependência Dele.
Não criamos a nós mesmos, logo não sabemos para que fomos criados. Assim como um inventor cria seu invento, e só ele sabe sua serventia, assim também aquele que nos criou; as respostas ao “Por quê?” e o “Para quê?” são exclusivas dele.
Eu amo aquele versículo em Romanos 11:36 que diz: “Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.” Tudo veio dele, ele é o dono e Senhor dê, através dele, ele é o Senhor da ação e para ele são todas as coisas. Centrar-nos apenas em nós não é caminho se quisermos encontrar o nosso propósito. Somente em Deus descobriremos nossa origem, nossa identidade, nosso significado, nossa importância e nosso destino.
É comum observarmos pessoas usando Deus ou seu nome para sua realização pessoal, o que é triste e preocupante, usar o nome do Senhor a fim de promover-se, enriquecer, ter seus desejos e egos atendidos, está na contramão da vontade do Senhor, embora isso tenha a aparência de boas intenções, esconde corações egocêntricos e maus. Além de que quando percebidos em sua real intenção, servem como maus indicadores do evangelho, ou como diz a palavra “pedra de tropeço” para os que ainda estão começando sua vida com o Senhor.
Fomos feitos por Deus e não o contrario. Viver quer dizer deixar Deus usar-nos para seu propósito e não usarmos a Deus para propósitos particulares. Em Romanos 8:6 diz: “Porque a inclinação à carne é morte; mas a inclinação ao Espírito é vida e paz.”. Toda nossa inclinação ao ego, à obsessão aos nossos interesses, desejos, satisfações e a nós mesmos, nos conduz a um trágico fim, contudo deixarmos ser conduzidos pelo Senhor nos leva a uma vida abundante Nele.
Atualmente usa-se muito o termo coaching, que é uma palavra originária do inglês e que quer dizer treinamento ou formação. O treinador ou coach ensina suas técnicas, que consistem em acompanhar, instruir ou treinar uma pessoa ou um grupo de pessoas, com o objetivo de alcançar objetivos ou desenvolver competências específicas. Essas técnicas geralmente propõem os passos para que a pessoa encontre seu propósito de vida, contudo se toda essa enxurrada de informação e treinamento não estiver condizente com aquilo pelo que o Senhor nos criou e chamou, até poderão resultar em grandes êxitos pessoais e profissionais, porém longe do propósito que Deus estabeleceu para nossas vidas. Ser bem sucedido e cumprir o propósito de vida são coisas absolutamente distintas.
Existem tantos versículos na Palavra de Deus relacionados com o que estamos falando, que me abrumam e inquietam, Mateus 16:25 é um deles: “Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.”. Você tem ideia do peso desse versículo? Sendo absolutamente sincera digo que minha alma se inquieta em saber isso. Vivemos vidas tão voltadas a nós mesmos, nossos estudos, nossos trabalhos, nossa família, nossa casa, nossos interesses. E o que é realmente importante e eterno dedicamos pequenos intervalos. Para oração, por exemplo: Antes das refeições (sem demorar muito que a comida esfria), ou antes de dormir estando absolutamente casados de um dia exaustivo, acabamos pegando no sono já nas primeiras frases da oração... Precisamos centrar-nos no que realmente importa.
Mas... Como descobrir o propósito pelo qual fomos criados?
O autor do livro sugere duas opções: a primeira que é a Especulação, ou seja, conjecturar, supor, teorizar. E afirma que em milhares de anos nem os mais brilhantes filósofos souberam responder a essa pergunta com clareza. A segunda opção, alternativa à especulação é a Revelação, no dada através da Palavra de Deus. O modo mais fácil de descobrir o propósito de duma invenção é perguntando ao Inventor. Descobrir o propósito de nossas vidas funciona da mesma maneira: Perguntemos a Deus.
O Senhor não nos deixou as cegas para ficarmos tateando e conjecturando, Ele nos deixou sua palavra reveladora, o nosso “Manual do Proprietário” nos explicando porque estamos vivos, como a vida funciona, o que esperar do futuro. A Bíblia vai muito além do que qualquer outro livro de filosofia, biologia, coaching, ela é a sabedoria de Deus. Em I CO 2:1-16 Paulo inspirado pelo Espirito Santo escreve sobre isso, que os ensinamentos revelados em sua palavra vem do próprio Deus através do seu Espirito, e nesse caso da carta aos Coríntios, à Pablo. E que para que estes ensinamentos sejam entendidos, recebemos e temos o Espirito Santo em nós. Os versos 12, 13 e 14 dizem: “Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente. Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais. Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente.”. O próprio Deus nos torna capazes de entender o nosso “Manual” através do Espirito Santo.
Deus não é apenas o ponto de partida de nossa vida: é a fonte dela. A Bíblia diz em Efésios 1:11: “Nele fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade.”. Muito antes de nascermos ou termos consciência a respeito de Deus e do plano de salvação Ele já nos tinha escolhido e planejado nossa vida conforme a sua vontade e seu propósito. Planejou tudo isso antes de existirmos e sem a nossa contribuição. O nosso propósito de vida encaixa-se em outro propósito muito maior e cósmico, que Deus planejou para a eternidade. E isso é (como diz meu querido pastor do Brasil David Hatcher) FANTÁSTICO! Além do nosso pequeno propósito um propósito ainda maior (sua obra) elaborado por Ele.