A vida de todos nós é dirigida por algo, guiada por algo. Sentimentos, necessidades, desejos, circunstancias, pessoas, são capazes de dirigir nossas vidas. Se pararmos para pensar nesse exato momento o que dirige nossas vidas, podemos fazer uma lista de coisas que para nós são extremamente importantes, sejam elas as conscientes e outras inconscientes (as que nem damos conta). Há alguns anos atrás o que dirigia minha vida era a vida da minha avó, queria vê-la sempre bem, saudável, ver suas necessidades supridas, fazer seus desejos, lhe cobrir de mimos, pois o que mais me deixava feliz era quando ela me sorria com os olhos, que pra ser sincera, nada no mundo seria capaz de pagar isso. Além de pessoas muitos outros motivos podem dirigir nossas vidas, um prazo para a entrega de um projeto, a aprovação em um concurso, a viagem de férias dos sonhos...
Rick fala, nesse capítulo, que em síntese existem cinco motivos que dirigem a nossa vida.
O primeiro deles é a culpa. Você já ouviu falar que algumas pessoas sabotam seu próprio sucesso? Vivem regurgitando e somando culpas, permitem-se ser presas por elas, e que muitas vezes essas culpas nem são reais, e outras vezes inconscientemente as trazem para si, quando na realidade são do outro. Trago um exemplo forte que escutei de uma pastora de quem eu gosto muito e que é muito usada por Deus em seu ministério. Em seu testemunho ela relata que por anos foi abusada sexualmente e que durante anos carregou consigo muitos sentimentos que ela não conseguia explicar (por ser muito jovem), mas que um deles era o sentimento de culpa, por causar desejo em seu abusador, por esconder das outras pessoas o que acontecia e com a completa confusão em sua cabeça, culpa até em sentir prazer em alguns momentos quando era abusada. Considerava-se uma menina má por isso e por tantas coisas relacionadas ao que lhe passava. E inconscientemente esse sentimento lhe acompanhou por muito tempo, desencadeando outros sentimentos tão ruins quanto, como a insegurança, a ira, a inveja... Mas felizmente Deus mudou sua história e hoje seu testemunho ajuda muitas mulheres com essas tristes marcas em seu passado. Mas para que isso efetivamente ocorra a pessoa deve decidir pela mudança, e buscar em Deus forças para isso. Sei que existem feridas que só Deus em sua misericórdia, amor e poder pode nos fazer, mas para que Ele faça, nós temos que pedir e buscá-lo com toda força que temos e com tudo o que temos, e se não temos essa força para ler sua palavra, para orar, inclusive para isso, devemos pedir forças e o desejo de fazê-lo. Pastora Helena poderia ter usado em toda sua vida a culpa, o remorso, a vergonha como motivos para direcionar sua vida, mas decidiu e buscou ajuda e abrigo nos braços do Senhor e Ele como todo seu amor a honrou. Em Jeremias 29:11 diz: “ Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. ” Sei que o Senhor já tinha um plano para a vida dela, um ministério sólido, um esposo, uma família e para isso Deus certamente usou situações, pessoas, sua palavra afim de conformar seu futuro e em tudo que ela si tornou. Para mim, é uma das pregadoras que eu mais gosto, pensa exatamente como eu, com suas coerências em relação a ‘DEScoerências’ que vejo em nosso meio, mas isso é um outo ponto que talvez eu comente em uma outra postagem.
Algumas pessoas, contudo, permitem-se ser dirigidas pela culpa e se deixam manipular por lembranças e marcas de seu passado, e continuamente punem-se a si mesmas sabotando seu presente e futuro. Rick traz o exemplo de Caim em sua conversa com Deus, depois de ter matado a seu irmão, descritos em Gênesis 4:12b: “ ...Você vai andar pelo mundo sempre fugindo. ” E em Gênesis 4:14a e b: “ Hoje tu estás me expulsando desta terra. Terei de andar pelo mundo sempre fugindo e me escondendo da tua presença... ”. Algo te parece familiar? Esse sentimento de vergonha pelo pecado, de querer se esconder da presença do Senhor? Esses dois versículos trazem não só a condição de andar sem rumo como fugitivo, sem propósito, mas também com o sentimento de culpa pelo pecado. Somos produtos de nosso passado, mas não precisamos ser prisioneiros dele. O propósito de Deus para nossas vidas não é limitado pelo nosso passado, graças a Deus não é mesmo!
Nosso Deus é especialista em mudar pessoas, assim como tem mudado a mim, pode mudar a você e a quem necessitar de sua ajuda. Uma das ações de Deus é que Ele transforma pecadores em homens e mulheres usados para seu propósito. Temos vários exemplos na bíblia: Moisés um assassino que se tornou líder do povo de Deus, Raabe uma prostituta que por seu temor e reconhecimento do Senhor, ajudou os israelitas e acabou entrando na genealogia de Jesus. Seja um ‘pecadinho’ ou um ‘pecadão’, do qual nos envergonhamos e sentimos culpa, nenhum é grande o suficiente diante da misericórdia e amor de Deus, que é especialista em nos dá um novo começo. - digo isso também por experiência própria. - Deixo aqui o verso 1 do Salmo 32 que diz: “ Feliz aquele cujas maldades Deus perdoa e cujos pecados ele apaga! ”. Convido-te a pegar sua bíblia e ler todo o Salmo 32, realmente é um respiro de gozo, paz e esperança para nossas almas. Reconheçamos e confessemos nossos pecados e debilidades ao Senhor. Não permitamos que o pensamento errôneo de que Ele não sabe e não conhece nossos pecados seque e endureça nossos corações. Que possamos entregar a Ele, por mais difícil que seja, nossas cargas e culpas e ele transformará nossa história.
Jeremias 29:12-14a. “ Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o Senhor, e farei mudar a vossa sorte... ”.
Para adquirir el libro "Una Vida con Propósito" en castellano click en: https://amzn.to/37QtNDJ