Segundo o autor e em minha opinião também, um propósito nos produz entusiasmo. Mas o que significa mesmo entusiasmo?
“A origem mais antiga da palavra vem da língua grega. Para os gregos, entusiasmo significava "ter um deus dentro de si". Diziam que a pessoa entusiasmada, portanto, era aquela guiada pela força e sabedoria de um deus, capaz de fazer as coisas acontecerem. Contudo o termo vindo do latim enthusiasmus , quer dizer exaltação do ânimo produzida por algo que cativa ou é admirado. Aquilo que move para realizar uma ação, favorecer uma causa ou desenvolver um projeto. Quem se entusiasma com algo, se esforça no trabalho, por exemplo, e exibe uma atitude positiva, pois tem um objetivo a alcançar.”. Em outras definições diz: Fazer algo com paixão.
Quando sabemos claramente nosso propósito temos paixão em realizá-lo, ao contrario de quando não o conhecemos, pois quando isso acontece tudo se torna mais difícil, pesado. O fato de levantar-se da cama pela manhã, o deslocamento até o local de trabalho, a atividade em si desenvolvida... Um trabalho sem sentido nos esgota, consome nossas forças e nos rouba o prazer de viver, não temos entusiasmo ao realiza-lo. Contamos as horas do dia para voltar pra casa, ou quanto tempo nos falta para as férias... A verdade é que se não tivemos pelo menos uma vez essa experiência na nossa vida, conhecemos pelo menos uma pessoa que passou por tal situação.
O autor descreve uma citação fantástica de George Bernard Shaw que se bem analisada serve de muitas reflexões:
Esta é a verdadeira alegria da vida: ser usado para um propósito reconhecido por você mesmo como grandioso. Ser uma força da natureza, em vez de um amontoado inconstante e egoísta de ressentimentos e lamentações, sempre reclamando que o mundo não se esforça para torna-lo feliz.
Como já disse em tantas outras postagens uma das coisas que eu realmente acho deprimente é a autocomiseração, sabe aquele desenho antigo do Hardy que vivia dizendo “Óh céus, ó vida, ó azar!”? Pois é. Atribuir ao Universo, as pessoas e a Deus uma vida miserável não te fará sair dela. É preciso sair da zona de conforto (não acredito que seja realmente confortável), ir para ação em oração, relacionamento com Deus e trabalho. E quando temos claro nosso propósito, o nosso “Por quê?” e “Pra quê?” Ele por si nos traz a motivação de que falamos no principio da postagem. Mas é preciso buscá-lo para isso.
Tenho estudado muito a respeito de propósitos e uma das coisas que eu tenho aprendido é que a realização do nosso propósito nos trará leveza, será apaixonante e não nos custará nenhum sacrifício ou dor, pelo contrario, é ou será aquilo que faremos com prazer, entusiasmo e constante alegria.