Um propósito define o que você faz e o que você não faz, através dele você direciona suas ações, aquelas que são importantes e as que não são. Quando se tem um propósito concreto na cabeça geralmente ponderamos nossas ações com o pensamento: “Isso (ação/atividade) vai me ajudar a cumprir o propósito que Deus tem para minha vida?”. E se não o fazemos é necessário que façamos essa ponderação.
Fazendo um parêntese, eu creio que cabe aqui, também, o reconhecimento de que para se conseguir algo, “chegar a ele” e “trabalhar em seu propósito”, duas coisas são bem necessárias, a organização das atividades que te levem a seu propósito e a eleição das prioridades. Em outra postagem aqui no blog eu comento sobre meu hábito de fazer listas, ter claro cada atividade, diariamente, mensalmente e até anualmente. Óbvio que nem todas as pessoas funcionam assim, mas eu confesso que essas duas estratégias me ajudam a ser mais produtiva no dia a dia, a visualização das metas e a escolha das prioridades faz com que não me desvie do foco.
Quando não temos um propósito claro em nossas vidas ficamos sem alicerces para fundamentar as decisões, dividir o tempo e empregar os recursos. Vivemos meio que ao estilo Zeca Pagodinho no “deixa a vida me levar” e isso nos faz tomar decisões com base às circunstâncias do momento, as pressões e variações de humor. Muitos inclusive por não conhecer seu propósito acabam exagerando em atividades, o que em contrapartida lhes causa estresse, fadiga, conflito e outras doenças psicológicas ou não, relacionadas a esse ‘mau ritmo’ de vida.
Quando conhecemos nosso propósito ou estamos em busca dele, sabemos exatamente onde queremos chegar e devemos nos organizar em função dele, evitando distrações extras que nos demandaram tempo e energia desnecessários.
A bíblia fala que em Eclesiastes 3:1 que “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”. É extremamente impossível fazermos um milhão de tarefas que nossa atual sociedade nos demanda. Falo isso por experiência própria e lhes confesso aqui que possuo esse caráter, tenho que estar constantemente me policiando para não me encher de trabalhos e tarefas extras. E como bem diz a palavra de Deus, Ele nos dá tempo para cumprirmos nosso propósito, e se não conseguimos realizá-lo, ou realizá-lo bem é porque estamos perdendo muito tempo com a TV, ou nas redes sociais.
Quando temos um propósito determinado e o conhecemos, a vida fica mais simples, a agenda e as listas ficam mais equilibradas. Meu marido costuma dizer que para tudo e principalmente para a vida do cristão o equilíbrio é fundamental, e realmente é. Às vezes nos perdemos no afã de busca pela perfeição, pelo dinheiro, por sucesso, pelo status e acabamos em uma vida vazia e frustrada. Contudo quando temos e conhecemos nosso propósito, e nos direcionamos somente a ele, somos conduzidos a um estilo de vida simples, menos estressado e o tempo que dedicamos a sua realização nos é suficiente e inclusive nos dá até para descansar e dedicar tempo de qualidade com Deus.